Indicações

A indicação mais comum para a realização da cirurgia de pálpebras são os casos onde há insatisfação com o olhar e aparência, como olhar de cansaço . Além disso, a flacidez da pálpebra superior pode atrapalhar  o campo de visão do paciente, podendo causar também peso e cansaço visual.

Associada à motivação causada pelo envelhecimento/flacidez da pele e incômodo estético, a ocorrência de ptose palpebral e fatores genéticos também podem motivar a cirurgia. 

 

O procedimento

Antes do procedimento, o médico define o local em que a cirurgia será realizada: somente na pálpebra superior, somente na inferior ou nas duas, se irá realizar a elevação de supercílios, média face, e, em seguida, realiza pequenos cortes para que sejam retirados o excesso de pele, e/ou gordura. Geralmente, esses cortes são feitos em áreas que ficarão escondidas, deixando a cicatriz praticamente imperceptível.

A cirurgia costuma durar em torno de 2 horas, podendo ser feita sob efeito de anestesia local e sedação. Na maioria das vezes, não é necessário realizar uma internação, o paciente vai embora para casa após o procedimento.

Normalmente, as suturas são feitas com um fio bem delicado e são removidas entre 5 e 7 dias após a realização da cirurgia.

 

Recuperação 

O tempo de repouso após a Blefaroplastia pode variar de acordo com cada pessoa, mas, geralmente, dura em torno de uma semana. Após esse período, o paciente já pode retornar à sua rotina de atividades com moderação.

Geralmente, após os três primeiros dias, já é possível notar uma redução gradual do inchaço.  A partir de uma semana de pós-operatório, as pálpebras já começam a apresentar um aspecto mais natural. 

 

Resultados

A cirurgia costuma apresentar resultados muito satisfatórios no que diz respeito à melhora na aparência da área dos olhos, eliminando o aspecto de cansaço do rosto e conferindo uma aparência mais rejuvenescida.

É possível notar a diferença após a diminuição do inchaço e desaparecimento dos edemas que ocorrem pós-procedimento. O resultado mais significativo é observado após três meses, quando a pele da região estiver firme.

O efeito da cirurgia de pálpebras costuma durar de 10 a 15 anos. Esse tempo depende dos cuidados que cada paciente terá com a pele do seu rosto e dos tratamentos realizados posteriormente à cirurgia. Também é importante considerar a reação de cada organismo diante do procedimento, especialmente no quesito cicatrização.

Se interessou?