Dr. Diego Silveira Lima – Oculoplástica e Estética

Dacriocistorrinostomia: Tudo sobre a cirurgia de desobstrução das vias lacrimais

A Dacriocistorrinostomia é a cirurgia do canal lacrimal para tratamento da dacriocistite crônica e aguda, que corrige a obstrução baixa das vias lacrimais.

É uma abordagem que garante melhor resultado, uma vez que todas alterações decorrentes da Dacriocistite como dilatação de saco lacrimal e retenções são diretas.

Visa a desobstruir as vias lacrimais, restabelecendo a drenagem lacrimal para o nariz.

Pode ser realizada por via externa ou nasal.

Quando é indicada Dacriocistorrinostomia

Algumas pessoas têm algumas imperfeições ou insuficiências em um canal que liga o saco lacrimal onde se acumula a lágrima até o nariz.

Desta forma, o paciente tem dificuldade de drenar a lágrima para dentro do nariz por ter as vias estreitas ou obstruídas e lacrimeja mais do que o normal.

Outro sintoma relacionado é ter infecções recorrentes do canal lacrimal, pelo acúmulo de bactérias e lágrimas.

Portanto a cirurgia é indicada para o tratamento das obstruções da via lacrimal que causem sintomas como lacrimejamento excessivo, olhos úmidos, condição esta chamada Epífora, e infecções recorrentes ou crônicas do saco lacrimal conhecidas como Dacriocistites.

Diagnóstico para indicação de Dacriocistorrinostomia

Diferentes testes são usados para diagnóstico das doenças das vias lacrimais, sendo a necessidade determinada pelo oftalmologista de acordo com o caso de cada paciente.

Ultrassonografia

Sacos lacrimais dilatados podem ser diferenciados dos normais através da Ultrassonografia.

Este exame  pode diferenciar muco de ar presentes no saco lacrimal, porém distúrbios funcionais não podem ser avaliados, assim como o local preciso da obstrução.

Dacriocistografia

A Dacriocistografia é outro método, que usa material radiopaco nas vias lacrimais, demonstrando locais de estreitamento ou constrição.

É um procedimento rápido e seguro, porém não deve ser utilizado em pacientes na vigência de infecção aguda.

Normalmente o contraste é drenado em 15 minutos, em períodos superiores há 30 minutos indicam obstrução mecânica ou funcional.

Este exame permite localizar pontos de estreitamento, fístulas e compressões extrínsecas das vias lacrimais.

Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada pode, em alguns casos ser necessária, quando se tenta excluir fraturas e sinusites, por exemplo.

Endoscopia Lacrimal

A endoscopia lacrimal é um novo exame no qual utiliza-se endoscópio com 01 mm de diâmetro para avaliar as vias lacrimais, este método diagnóstico é mais recente.

Como é feita a cirurgia de dacriocistorrinostomia

Durante o procedimento uma abertura é criada entre o saco lacrimal e o interior do nariz, ou seja, esse método abre a passagem para as lágrimas escorrerem para o nariz novamente.

As etapas deste procedimento variam, dependendo da localização exata e da extensão do bloqueio, bem como da avaliação do cirurgião.

Tipos de dacriocistorrinostomia

Atualmente existem duas formas de realizar a cirurgia, somente o médico oftalmologista e otorrinolaringologista poderão determinar qual método será mais adequado após avaliação de cada caso.

As técnicas cirúrgicas podem ser:

Com a Dacriocistorrinostomia externa, o cirurgião faz uma incisão no lado do nariz, perto de onde o saco lacrimal está localizado.

Depois de conectar o saco lacrimal a sua cavidade nasal e colocar um stent na nova passagem, o cirurgião fecha a incisão da pele com alguns pontos.

Com este método, seu cirurgião usa uma câmera microscópica e outros pequenos instrumentos inseridos através da abertura nasal para o seu sistema de dutos. Este método não requer incisão, por isso não deixa cicatriz.

Consulte sempre um oftalmologista especializado para diagnosticar a sua saúde ocular.

Quanto tempo dura a Dacriocistorrinostomia

Este procedimento costuma ser rápido e as complicações são muito raras.

Geralmente a cirurgia tem duração média de 60 a 90  minutos.

Dacriocistorrinostomia e a anestesia

Para maior conforto e segurança do paciente, a Dacriocistorrinostomia geralmente é realizada sob anestesia geral uma vez que a via aérea fica protegida de possíveis sangramentos.

Porém em casos especiais, a sedação pode ser realizada com anestesista e infiltração local, ou seja, anestesia que atua na pele e envoltórios, usada para sutura de ferimentos.

Pós-operatório

Os curativos colocados na cavidade nasal durante a cirurgia são absorvíveis e desaparecerão espontaneamente, sem qualquer desconforto para o paciente.

Raramente pode ser necessário o uso de um tampão nasal por 24h para evitar sangramentos.

A dor é bem leve e pode ser controlada com analgésicos simples.

Nos primeiros dias ocorre inchaço do interior do nariz, fazendo com que ele fique um pouco entupido.

Externamente, o aspecto do nariz permanecerá o mesmo, sem inchaço ou manchas roxas.

Cuidados locais

Quais os riscos da Dacriocistorrinostomia

Apesar dos riscos, esta é considerada uma cirurgia segura e com baixos índices de complicações

Todas as complicações relatadas, assim que identificadas, devem ser reparadas.

Estenose das vias lacrimais

A principal complicação desta cirurgia é a estenose das vias lacrimais.

Desta forma, ainda que utilizada a melhor técnica possível, usando os melhores aparelhos e tecnologia disponíveis, há um risco de voltar a ocluir a via lacrimal e ser necessária uma nova cirurgia.

Reestenose das vias lacrimais

Trabalhos da literatura mundial relatam que há um risco de 4% de reestenose das vias lacrimais após a cirurgia.

Assim, temos que a cada 100 pacientes operados, quatro podem voltar a apresentar obstrução da via lacrimal e pode ser necessária uma nova cirurgia para sua correção.

Infecções locais

Há ainda o risco de infecções locais, nestes casos é necessário o uso de antibióticos após a cirurgia.

Sangramentos locais

Por fim, há o risco de sangramentos locais, nestes casos, pode ser necessário o uso de tampões nasais ou ainda a necessidade de uma nova cirurgia para resolver a epistaxe.

Evitando os riscos da cirurgia

Os riscos citados acima reforçam a necessidade de um diagnóstico cuidadoso e a realização da cirurgia com um profissional certificado, cuidadoso e experiente.

Qual o preço da Dacriocistorrinostomia

O valor de uma cirurgia depende do caso de cada paciente, por isso é muito importante fazer uma consulta de avaliação com um profissional sério e especializado antes de realizar o procedimento.

É aconselhável que tanto a consulta quanto a cirurgia sejam feitas por oftalmologista, pois este profissional, tem participação muito importante na avaliação clínica, diagnóstico diferencial e, em especial, na indicação cirúrgica.

Onde fazer realizar a Dacriocistorrinostomia no Rio de Janeiro

Dr. Diego Silveira Lima é oftalmologista formado pela UFJF, pós-graduado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e membro titular da SBCPO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular).

Especialista em Oculoplástica e Estética, preza pela segurança e excelência nos atendimentos prestados, atuando de forma a sempre garantir a saúde e beleza dos olhos dos seus pacientes.

Além da ampla formação e experiência, se mantém constantemente atualizado através de cursos e congressos, garantindo aos seus pacientes toda a segurança esperada de um especialista.

Com mais de 10 anos de experiência, atualmente atende em consultório próprio localizado no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.

Entre em contato para agendar uma consulta de avaliação.

Sair da versão mobile