Dr. Diego Silveira Lima – Oculoplástica e Estética

Blefaroplastia: Como é feita, recuperação, cuidados, preço e mais

A Blefaroplastia, também conhecida por cirurgia de pálpebras, é uma cirurgia plástica que tem como principal objetivo a remoção do excesso de pele e/ou bolsas de gordura nas pálpebras

Com o avançar da idade, nosso corpo sofre uma série de efeitos causados pelo envelhecimento, e um dos mais aparentes, pode ser observado na nossa pele, mais especificamente no nosso rosto.

Com a diminuição da produção de colágeno, o aspecto das pálpebras tende a sofrer alterações.

É possível notar um certo excesso de pele na pálpebra superior e “papos” abaixo dos olhos. O olhar passa a ter uma aparência de cansaço e envelhecimento.

O procedimento da Blefaroplastia consiste na retirada do excesso de pele bem como tecido adiposo subjacente (bolsas de gordura), tanto na pálpebra superior, quanto na pálpebra inferior.

Pode ter, além de motivações estéticas, indicação funcional, pois, em certos casos, o excesso de pele pode reduzir o campo visual do paciente, além de causar peso e cansaço visual.

Indicações

A indicação mais comum para a realização da cirurgia de pálpebras são os casos onde a flacidez da pálpebra superior acaba atrapalhando o campo de visão do paciente.

Isso geralmente acontece em pessoas mais velhas, onde os sinais do envelhecimento são mais aparentes.

O procedimento também pode ser feito em pacientes mais jovens, pois não existe uma idade certa para sua realização.

Os sinais do envelhecimento podem variar muito de pessoa para pessoa, normalmente a partir de 30 anos. A queixa estética independe da idade.

Além da motivação causada pelo envelhecimento/flacidez da pele, também existem outros fatores que podem levar uma pessoa a realizar a Blefaroplastia, tais como a ocorrência de ptose palpebral e fatores genéticos.

O incômodo estético, também é outro motivo que leva pacientes a procurarem o procedimento.

O “aspecto de cansaço” deixado pelas pálpebras caídas e pelas bolsas de gordura embaixo dos olhos costumam interferir de alguma forma no bem-estar e autoestima das pessoas.


Blefaroplastia de pálpebras superiores


Blefaroplastia de pálpebras inferiores

Apesar de corrigir sinais do envelhecimento como a flacidez das pálpebras e até algumas rugas na região dos olhos, a cirurgia de pálpebras não corrige os “pés de galinha”, nem manchas existentes na área.

Para combater tais sinais, o paciente deverá recorrer a outros tipos de procedimentos que poderão eventualmente associar-se à Blefaroplastia, tais como a aplicação de Botox e Fios PDO.

Como é feita

A Blefaroplastia normalmente é feita por um médico especializado em cirurgia plástica ou por um oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular. É de extrema importância que a saúde dos olhos seja mantida durante e depois do procedimento.

Duração do procedimento

A cirurgia costuma durar em torno de 2 horas, podendo ser feita sob efeito de uma anestesia local e sedação, não anestesia geral. Na maioria das vezes, não é necessário realizar uma internação, o paciente vai embora para casa após o procedimento.

O procedimento

Antes do procedimento, o médico define o local em que a cirurgia será realizada: somente na pálpebra superior, somente na inferior ou nas duas e em seguida.

Ele faz pequenos cortes para que sejam retirados o excesso de pele, músculo ou gordura. Geralmente, esses cortes são feitos em áreas que ficarão escondidas, deixando a cicatriz praticamente imperceptível.

Na pálpebra superior, a cicatriz tende a ficar na dobra formada pelo movimento de abertura dos olhos e na pálpebra inferior. A incisão poderá ser feita na parte interna dos olhos (na conjuntiva) ou na linha dos cílios, quando a incisão é externa.

Suturas

Na maioria dos casos, as suturas são feitas com um fio bem delicado, pois a pele da região dos olhos é muito sensível.

As suturas são removidas entre 5 e 7 dias após a realização da cirurgia.

Também existem médicos que utilizam os steri-strips: tiras de sutura adesiva feitas de micropore.

Como é a anestesia da Blefaroplastia

A anestesia utilizada na realização da cirurgia de Blefaroplastia normalmente é a sedação com anestesia local.

Quanto tempo dura o resultado da Blefaroplastia

A cirurgia de Blefaroplastia costuma apresentar resultados muito satisfatórios no que diz respeito à melhora na aparência da área dos olhos do paciente. Elimina o aspecto de cansaço do rosto e confere uma aparência mais rejuvenescida.

É possível notar a diferença depois da diminuição do inchaço e desaparecimento dos edemas que costumam ocorrer logo após o procedimento.

Os resultados mais significativos, só serão observados quando a pele da região estiver mais firme, o que acontece em torno de 3 meses após a cirurgia.

O efeito da cirurgia de pálpebras costuma durar em torno de 10 a 15 anos, em alguns casos mais ou menos.

Esse tempo vai depender dos cuidados que cada paciente terá com a pele do seu rosto e dos tratamentos realizados posteriormente à cirurgia.

Também é importante considerar a reação de cada organismo diante do procedimento, especialmente no quesito cicatrização.

Antes e depois da Blefaroplastia

Toda cirurgia é acompanhada de expectativa, não só a respeito do procedimento cirúrgico, mas também a respeito do resultado final.

O resultado é facilmente perceptível, mas para que tudo corra bem, é necessário adotar cuidados antes e depois do procedimento:


Blefaroplastia antes e depois

Duas semanas antes da cirurgia

No dia da cirurgia

Cuidados após a Blefaroplastia

Durante o período pós-operatório, os médicos costumam indicar alguns cuidados que devem ser seguidos para que não haja nenhuma complicação. Listamos abaixo os principais:

É aconselhável que os cuidados acima sejam seguidos após a cirurgia, sendo que o paciente deverá voltar ao médico em data previamente agendada para realizar uma consulta de revisão.


Cuidados após a Blefaroplastia

Qual o tempo de recuperação da Blefaroplastia

O tempo de repouso após a Blefaroplastia pode variar de acordo com cada pessoa, mas geralmente em torno de 1 semana, sendo que após esse período o paciente já pode voltar a sua rotina de atividades com moderação.

Lembrando que é sempre recomendável seguir as instruções médicas após a realização de qualquer tipo de procedimento.

Quanto tempo demora para desinchar

Não é possível definir um tempo exato para a redução do inchaço após a cirurgia de Blefaroplastia. Geralmente, nos três primeiros dias, onde o edema é mais acentuado, já é possível notar uma redução gradual.

A partir de uma semana de pós-operatório, as pálpebras já começam a apresentar um aspecto mais natural. Mas somente após o terceiro mês, é que já quase não se nota mais nenhum resquício de inchaço.

Como lavar os olhos e o rosto após a Blefaroplastia

Muitos pacientes perguntam sobre como lavar os olhos e o rosto após a Blefaroplastia. A resposta mais adequada é: sempre sigam as instruções médicas para que não haja nenhuma complicação.

Como é um procedimento que envolve cortes e pontos num local onde a pele é muito sensível, é recomendado que o paciente use sabonete neutro para lavar e não esfregue o local. Também não é recomendado o uso de buchas ou esponjas de banho.

O que passar na cicatriz da Blefaroplastia

Como cada organismo reage de um jeito a estímulos e medicamentos. É de extrema importância seguir as instruções médicas no que diz respeito a cuidados que devem ser tomados após o procedimento.

Para a cirurgia de pálpebras, é comum a indicação de pomadas cicatrizantes ou cremes para serem utilizados juntamente para hidratação no local da cicatriz. Entretanto, antes de começar a utilizar algum, converse com seu médico para juntos, definirem qual a melhor opção.

Qual melhor pomada cicatrizante

Atualmente o mercado oferece uma enorme variedade de produtos para cuidados com a pele e também de pomadas cicatrizantes. Consulte seu médico para saber qual a melhor indicação para o seu caso.

Como acelerar a cicatrização

Para acelerar a cicatrização após a realização de uma Blefaroplastia, alguns médicos recomendam, além de compressas geladas, fazer sessões de fisioterapia dermato funcional.

Evitar o tabagismo, álcool, alimentos gordurosos. Aumentar a ingestão de água e alimentos ricos em vitamina C e E também podem ajudar a acelerar o processo de cura.

Há riscos na cirurgia de pálpebras?

Apesar de ser um procedimento seguro e com baixo índice de complicações, qualquer tipo de cirurgia envolve riscos. Por isso é necessário, antes de sua realização, que o médico cirurgião informe ao paciente quais são os mais comuns.

Listamos abaixo os possíveis riscos ao realizar uma Blefaroplastia:

  1. Descoloração da pele e inchaço na região dos olhos;
  2. Hematomas;
  3. Desconforto e dificuldade para fechar os olhos;
  4. Visão turva e maior sensibilidade à luz (fotofobia);
  5. Alteração na sensibilidade da pele no local;
  6. Secura ocular (olho seco);
  7. Coceira na região da cicatriz;
  8. Má cicatrização com formação cicatriz elevada
  9. Infecção;
  10. Dor;
  11. Disfunção na pálpebra;
  12. Em casos raros, perda da visão.

A maioria dos sintomas listados acima são passageiros e vão desaparecendo progressivamente, mas caso algum persista, consulte seu médico o mais rápido possível.


Cirurgia de pálpebras

Qual o valor de uma Blefaroplastia

O valor de uma Blefaroplastia depende do caso de cada paciente, sendo de fundamental importância realizar uma consulta de avaliação antes de realizar o procedimento.

Também é aconselhável procurar um local de confiança, que ofereça profissionais capacitados para que não haja complicações futuras.

Onde fazer a Blefaroplastia no Rio de Janeiro

Dr. Diego Silveira Lima é oftalmologista formado pela UFJF, pós-graduado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e membro titular da SBCPO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular).

Especialista em Oculoplástica e Estética, preza pela segurança e excelência nos atendimentos prestados, atuando de forma a sempre garantir a saúde e beleza dos olhos dos seus pacientes.

Além da ampla formação e experiência, se mantém constantemente atualizado através de cursos e congressos, garantindo aos seus pacientes toda a segurança esperada de um especialista.

Com mais de 10 anos de experiência, atualmente atende em consultório próprio localizado no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.

Entre em contato para agendar uma consulta de avaliação.

Sair da versão mobile