A Toxina Botulínica, mais conhecida pelo nome Botox, é uma substância extraída da bactéria Clostridium botulinum que possui uma ação paralisante na musculatura. Devido a essa característica, passou a ser utilizada na medicina com diversas finalidades, terapêuticas e estéticas.
Atualmente, uma de suas destinações mais comuns é na medicina estética, que emprega o Botox para tratar as rugas causadas pelos movimentos repetitivos das nossas expressões faciais.
Além do uso para fins estéticos, a Toxina Botulínica também pode ser utilizada para fins terapêuticos. Como por exemplo, no tratamento de:
- Dores de cabeça;
- Estrabismo;
- Bruxismo;
- Paralisia facial;
- Distonia cervical (espasmos repetitivos no pescoço e cabeça);
- Hiperidrose (produção excessiva de suor);
- Etc..
Continue lendo para saber mais:
Origem
A Toxina Botulínica começou a ser estudada para sua utilização com fins terapêuticos pela medicina por volta de 1820, quando em uma cidade no sul da Alemanha, muitas pessoas morreram intoxicadas devido ao consumo de carne e salsichas.
Diante de tal fato, um médico alemão estudou essas mortes e verificou que existia uma substância em comum, encontrada tanto nos corpos quanto nas salsichas e atribuiu a intoxicação a um veneno biológico.
Posteriormente, depois de intensa investigação e estudos, ele pressupôs que esse veneno/toxina poderia ser usado para fins de tratamento, pois tinha a capacidade de provocar um tipo de paralisia localizada e temporária se aplicado em músculos específicos.
Muito anos depois, mais especificamente no início da década de 1970, após uma grande evolução da medicina, um médico americano resolveu testar a utilização da Toxina Botulínica para correção do estrabismo e o tratamento foi um sucesso.
Mas foi somente em 1987, que se iniciou o interesse pelo seu uso com fins estéticos, depois que uma médica oftalmologista canadense escutou de uma paciente que, após a aplicação da Toxina Botulínica para o tratamento de espasmos na pálpebras, ela havia percebido que suas rugas na região haviam sumido.
Atualmente, a Toxina vem sendo utilizada para tratar uma grande variedade de patologias associadas com a hiperatividade muscular, hipersecreções glandulares, alguns tipos de dores e também no combate às rugas e linhas de expressão.
Como funciona a Toxina Botulínica
O Botox funciona bloqueando o neurotransmissor responsável em fazer a ligação entre os músculos e o cérebro. Dessa forma, atua paralisando os movimentos dos músculos na região em que foi aplicado.
O nosso rosto possui inúmeros músculos que se movimentam constantemente devido à nossa fala e às nossas expressões faciais. Com o tempo e uma associação de fatores (envelhecimento, diminuição da produção de colágeno, exposição solar, entre outros) esse movimento acaba “amassando” a pele, gerando as indesejáveis rugas e linhas de expressão.
A aplicação do Botox paralisa o movimento dos músculos e esse efeito têm a duração de alguns meses, tornando o “amassado” mais discreto ou até mesmo imperceptível.
Essa paralisia também pode fazer com que o paciente deixe de realizar certos movimentos repetitivos na face, amenizando a formação de rugas a longo prazo.
O uso da Toxina Botulínica também é capaz de melhorar alguns aspectos do rosto, como a posição das sobrancelhas, a projeção da ponta do nariz e a correção do sorriso, evitando que a gengiva fique muito exposta, amenizando o chamado “sorriso gengival”.
Indicações da Toxina Botulínica
O uso do Botox possui indicações para diferentes tipos de tratamentos, que só poderão ser recomendados por um profissional especializado. Essas indicações vão depender do tipo de problema a ser tratado, da condição da pele do paciente e principalmente do seu objetivo.
Conforme já mencionado, atualmente a principal indicação do uso da Toxina Botulínica é para minimizar os efeitos do envelhecimento, sendo um procedimento bastante eficaz no combate a rugas de expressão. Outra indicação que tem se tornado bem comum é a aplicação para a harmonização e contorno facial.
Mas o Botox também pode ser utilizado no controle da produção de suor e odores em várias partes do corpo, como nas mãos, pés, axilas, abaixo dos seios e couro cabeludo.
Outros usos da Toxina Botulínica incluem também correções de paralisias e assimetrias faciais, tratamento de dores de cabeça, bruxismo, entre outros.
Rugas de expressão
As rugas são linhas ou depressões que se formam e se aprofundam na nossa pele, e são causadas por muitos fatores, mas o principal deles sem dúvida alguma é o envelhecimento.
Ele traz consigo a perda de componentes responsáveis pela sustentação do nosso tecido epitelial, como o colágeno, a elastina, o Ácido Hialurônico dentre outros.
Já as rugas de expressão, tem sua origem ligada a uma combinação de fatores:
- Envelhecimento;
- Exposição excessiva ao sol sem proteção adequada;
- Poluição;
- Tabagismo;
- Movimentação repetitiva dos músculos do rosto;
- Etc..
É possível prevenir o surgimento de rugas de expressão com alguns cuidados. Por exemplo, fazer a higienização e hidratação com produtos adequados para cada tipo de pele e usar protetor solar, segundo indicação do médico dermatologista.
Mas para aqueles pacientes que já possuem este tipo de rugas e desejam realizar um tratamento que tem ótimos resultados, a aplicação da Toxina Botulínica é uma opção muito eficaz.
Harmonização e contorno facial
Muitos acreditam que a harmonização facial é um procedimento com apenas o intuito de embelezar o rosto. Na verdade, é um combo de técnicas que destinam-se a corrigir possíveis assimetrias, tornando a face mais harmônica e delineada.
Dentre as técnicas mais difundidas, destacam-se os preenchimentos com diversos tipos de substâncias como o Ácido Hialurônico e a Hidroxiapatita de Cálcio, e a aplicação do Botox.
Além de combater as rugas, o Botox é utilizado também para conter contrações musculares, levantar ou corrigir o ângulo da sobrancelha, projetar a ponta do nariz e corrigir o sorriso.
Os procedimentos de harmonização e contorno facial podem ser realizados por qualquer um, desde que a pessoa seja avaliada por um profissional capacitado. O profissional tem a missão de alinhar anseios e expectativas do paciente com os resultados dos procedimentos escolhidos.
Cuidados e benefícios à autoestima
Especialistas afirmam que pessoas que se preocupam em cuidar da sua aparência, o que inclui pele, cabelo e corpo obtém inúmeros benefícios à sua autoestima e consequentemente desfrutam de uma vida melhor.
Esses cuidados com a aparência incluem desde uma rotina de beleza com a pele, até a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Listamos abaixo algumas dicas de coisas bem simples que podem te ajudar a elevar a sua autoestima e autoconfiança:
- Aumentar a ingestão diária de água;
- Manter uma alimentação mais saudável;
- Cuidar do sono;
- Reservar tempo para o lazer;
- Praticar atividades físicas;
- Usar protetor solar;
- Manter a pele do rosto limpa e hidratada.
A adoção de alguns desses cuidados pode contribuir positivamente para uma vida mais alegre e feliz, pois olhar para nós com mais cuidado, procurando fazer coisas que nos deixam bem, desenvolve nosso bem estar físico e mental, evitando possíveis problemas futuros.
Queixas mais comuns
Quando o assunto é cuidar da aparência e principalmente da pele, algumas queixas de pacientes são unanimidade nos consultórios e clínicas dermatológicas.
Dentre as reclamações mais habituais, destacam-se as relacionadas aos tipos de rugas mais comuns:
- pés de galinha;
- código de barras;
- Bigode Chinês;
- Linhas de Marionete;
- rugas na testa;
- Rugas de Glabela;
- etc..
Como já mencionamos, existem formas de se evitar a formação dessas rugas, como manter uma rotina de cuidados com a pele, além de adotar hábitos de vida mais saudáveis.
Mas quando o assunto é o combate a elas, a Toxina Botulínica é uma grande e eficaz aliada. Lembramos que antes de realizar qualquer tipo de procedimento estético, é essencial procurar um profissional especializado para evitar futuras complicações.
Preço do tratamento com Botox
O preço do tratamento com Botox pode variar de acordo com o objetivo de cada paciente e com a região em que será aplicado.
O número de sessões também é variável e ficará sujeito a fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.
O procedimento deve ser realizado em locais de confiança e por profissionais capacitados, com ampla experiência e conhecimento na área.
Duração e manutenção dos tratamentos com Toxina Botulínica
Os efeitos do tratamento com Toxina Botulínica tem a duração limitada, podendo variar entre 4 e 12 meses, tudo depende da reação do organismo de cada paciente.
Para a obtenção de um resultado mais prolongado, recomenda-se fazer novas aplicações, sendo que essa manutenção deverá ser de acordo com orientações médicas.
Por ser um procedimento minimamente invasivo, o paciente poderá voltar a sua rotina de atividades logo após a aplicação, sempre tomando os cuidados prescritos pelo médico.
Onde aplicar Botox no Rio de Janeiro
Dr. Diego Silveira Lima é oftalmologista formado pela UFJF, pós-graduado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e membro titular da SBCPO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular).
Especialista em Oculoplástica e Estética, preza pela segurança e excelência nos atendimentos prestados, atuando de forma a sempre garantir a saúde e beleza dos olhos dos seus pacientes.
Além da ampla formação e experiência, se mantém constantemente atualizado através de cursos e congressos, garantindo aos seus pacientes toda a segurança esperada de um especialista.
Com mais de 10 anos de experiência, atualmente atende em consultório próprio localizado no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.
Entre em contato para agendar uma consulta de avaliação.