Fios PDO: O que são, com funcionam, vantagens, duração e mais.

Os fios PDO são um tipo de fio de sustentação dos tecidos epiteliais, amplamente utilizados em cirurgias cardíacas, urológicas, oftalmológicas e plásticas.

Nos últimos anos vem sendo empregados com muita eficácia em tratamentos estéticos corporais e faciais contra flacidez e tratamentos de rejuvenescimento.

São compostos por uma substância chamada Polidioxanona, biocompatível e 100% reabsorvível pelo corpo.

Fios PDO na região dos olhos no Rio de Janeiro

Sua aplicação é indicada para pacientes que desejam reduzir a flacidez da pele, sinais do envelhecimento, além de rejuvenescer sem a necessidade de realizar uma intervenção cirúrgica e sem alterar a expressão facial.

Atualmente, os fios PDO estão sendo muito utilizados em tratamentos de rejuvenescimento. Além de serem capazes de melhorar a textura e a elasticidade da pele, induzem uma maior produção de colágeno e promovem o chamado “efeito lifting”, sobre o qual falaremos um pouco mais a seguir.

Efeito Lifting

Existem basicamente dois tipos de fios PDO: um de estímulo de colágeno que age melhorando gradativamente a qualidade da pele e um de tração, que possui micro garras que produzem o chamado efeito lifting.

Um efeito de firmeza imediata no local tratado – o efeito lifting, pode ser percebido logo após a aplicação do fio de tração, pois suas garras de sustentação atuam remodelando a pele do rosto, melhorando assim a aparência de rugas e marcas de expressão.

Fios PDO e o efeito lifting

Como funciona o tratamento

O tratamento com fios PDO funciona da seguinte maneira: primeiro o paciente deve realizar uma consulta de avaliação com o médico responsável, que deverá fazer um estudo do caso e escolher o tipo de fio mais adequado.

Normalmente a aplicação é feita no próprio consultório, com anestesia local, costuma durar cerca de 30 a 40 minutos e consiste na introdução de agulhas que deixam os fios nas camadas subcutâneas da pele.

A inserção do fio PDO promove uma lesão controlada na região, gerando um processo inflamatório nos tecidos da pele.

Faz-se com que o organismo inicie um processo de cicatrização, produzindo novos tecidos e estimulando a formação de colágeno.

De acordo com o tipo de fio PDO aplicado, além do estímulo de colágeno, é possível ainda conseguir o efeito lifting.

Um efeito de firmeza imediata, causado pelas garras de sustentação do fio de tração, que suspendem os tecidos caídos da pele.

vantagens dos Fios PDO

Vantagens do tratamento

O tratamento com fios PDO proporciona muitas vantagens para quem opta em realizá-lo.

Dentre as que mais despertam interesse nos pacientes estão seu efeito imediato e o fato de não promover cicatrizes.

Continue lendo para conhecer outras vantagens:

Sem preparação especial

Para a realização do procedimento de aplicação dos fios PDO não existe nenhum tipo de preparação especial.

Aconselha-se não realizar o tratamento caso esteja sofrendo algum tipo de processo inflamatório ativo no local da aplicação como pústulas, dermatite ou psoríase.

É sempre recomendado que o paciente consulte um profissional especializado antes de se submeter a qualquer tipo de procedimento estético, pois ele irá verificar a melhor solução para cada caso.

Não exige anestesia

Como é um procedimento pouco invasivo, ou seja, não necessita da realização de cortes ou pontos, a aplicação dos fios PDO não exige o uso de anestesias complexas.

Porém, como alguns pacientes são mais sensíveis a dor, é muito comum o uso de anestésicos locais durante o procedimento para diminuir seu desconforto.

Não altera a expressão facial

Os fios PDO são capazes de suspender a estrutura dos tecidos epiteliais que perderam a sustentação devido a ação do envelhecimento, além de promover uma melhora na firmeza, elasticidade e viço da pele, tudo isso sem alterar a expressão facial da pessoa.

Não promove cicatrizes ou sangramento

Uma das vantagens do tratamento com os fios PDO que mais chama atenção de pacientes, é o fato do procedimento não utilizar cortes em sua realização.

O procedimento não promove nenhum tipo de cicatriz ou grandes sangramentos.

A aplicação dos fios nas camadas internas da pele é feita através de agulhas, sendo considerada uma técnica muito segura e com baixíssimos riscos de efeitos colaterais.

Não existe risco de alergia

O tratamento com fios PDO não oferece risco de alergia, pois conforme já mencionado anteriormente, o material que compõe os fios é biocompatível.

Os fios não são tóxicos e nem nocivos para o nosso organismo, não provocando qualquer tipo de rejeição imunológica.

Permite vários procedimentos ao longo da vida

Por ser um tipo de fio de sustentação que é reabsorvível pelo organismo, o efeito do tratamento com fios PDO têm duração limitada.

Permanece ativo por até 12 meses, sendo possível realizar uma nova aplicação após esse período.

Fios pdo e os resultados

Procedimento e resultados esperados

De acordo com o que já foi dito acima, o procedimento de aplicação dos fios PDO é minimamente invasivo.

Não gera cicatrizes e possui resultados muito satisfatórios em tratamentos de rejuvenescimento. Além disso, estimula uma maior produção de colágeno, também consegue promover um efeito lifting imediato.

Com relação aos resultados, se for o caso da aplicação dos fios de tração, ele pode ser observado imediatamente após a realização do procedimento.

No caso dos fios de estímulo de colágeno, o resultado é gradativo, podendo durar até 2 anos.

Número de sessões necessárias

Não existe um número exato de sessões necessárias para se obter resultados efetivos com o tratamento com fios PDO.

O número de sessões varia e depende de diversos fatores que serão analisados pelo médico durante a avaliação do paciente.

Cuidados antes dos procedimentos

Não são necessários muitos cuidados antes da realização do procedimento. Contudo é aconselhável não realizar o tratamento caso esteja sofrendo algum tipo de processo inflamatório ativo no local da aplicação como pústulas, dermatite ou psoríase.

Também é muito importante realizar o procedimento em locais de confiança, com profissionais especializados e com vasta experiência na área, a fim de se evitar problemas futuros.

cuidados antes e depois do implante de Fios PDO

Cuidados e recomendações após os procedimentos

A aplicação dos fios PDO, embora seja um procedimento minimamente invasivo, pode provocar vermelhidão no local da aplicação, hematomas no caso de rompimento de algum vaso sanguíneo e um leve inchaço no local do tratamento.

Para amenizar essas possíveis reações, recomenda-se tomar alguns cuidados após o procedimento.

Realizar compressas geladas nas primeiras horas após o tratamento, evitar massagear, pressionar ou realizar movimentos excessivos no local da aplicação nos primeiros dias.

Quanto tempo dura o resultado

O resultado do tratamento com fios PDO tem duração limitada. Os fios são absorvidos pelo nosso organismo num período entre 6 e 8 meses após sua aplicação.

Apesar disso, o processo inflamatório gerado pela inserção dos fios, continua induzindo um aumento na produção de colágeno por mais alguns meses.

duração dos Fios PDO

Quem não pode fazer o tratamento

Algumas pessoas não podem realizar o tratamento com fios PDO. Destacamos abaixo as principais contraindicações:

  • Pacientes com infecção de pele ativa no local da aplicação;
  • Que estejam fazendo uso de anticoagulantes e anti-inflamatórios que contêm Ibuprofeno em sua formulação;
  • Pessoas que sofrem de diabetes;
  • Portadores de hepatite B e C;
  • Portadores de HIV;
  • Pessoas com hipertensão;
  • Com alguma doença autoimune não controlada;
  • Que têm predisposição a formação de queloides;
  • Gestantes e lactantes.

Preço do tratamento

O preço do tratamento com fios PDO pode variar de acordo com o protocolo utilizado pelo médico e o número de sessões indicadas.

O procedimento deve ser feito em locais de confiança e por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.

Onde tratar com Fios PDO no Rio de Janeiro

Dr. Diego Silveira Lima é oftalmologista formado pela UFJF, pós-graduado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e membro titular da SBCPO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular).

Especialista em Oculoplástica e Estética, preza pela segurança e excelência nos atendimentos prestados, atuando de forma a sempre garantir a saúde e beleza dos olhos dos seus pacientes.

Além da ampla formação e experiência, se mantém constantemente atualizado através de cursos e congressos, garantindo aos seus pacientes toda a segurança esperada de um especialista.

Com mais de 10 anos de experiência, atualmente atende em consultório próprio localizado no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.

Entre em contato para agendar uma consulta de avaliação.